Didelphis albiventris
Família Didelphidae
Tamanho: pode ter entre 36 a 44 cm de comprimento quando adultos; a cauda pode ter entre 30 a 49 cm, com fêmeas geralmente maiores que machos.
Peso: pesa entre 500 g à 2,8 kg.
Alimentação: Consome invertebrados como besouros, diplópodes e opiliões, pequenos vertebrados como pequenos pássaros, mamíferos, cobras fossórias, peixes e frutos maduros, hábito oportunista como característica geral do grupo.
Reprodução: A gestação varia de 12 a 14 dias, e os filhotes passam aproximadamente 46 dias na bolsa da mãe. Nascem entre 4 e 14 filhotes, em média nascem 6. As mães possuem de 9 a 13 mamas em sua bolsa marsupial.
Habitat: é encontrado em um conjunto contínuo de formações florestais abertas e decíduas, áreas urbanas e ambientes perturbados.
Hábitos: São mamíferos noturnos e solitários, se abrigam durante o dia em ocos de árvores e embaixo de troncos caídos. São dispersores de sementes e polinizadores.
Curiosidades: As fêmeas são maiores que o machos. Desempenham papel ecológico importante como predadores de invertebrados, vertebrados, polinizadores e como dispersores de sementes dos frutos que consomem.
Vale ressaltar o mecanismo de dispersão de sementes contribuiu para manutenção de florestas e a recuperação de áreas que sofreram ação antrópicas, sendo assim, são considerados como importantes ferramentas de manejo para regeneração florestal.
0 Comentários